quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O que é Educação em Direitos Humanos?

                                                                     Vera Candau



O que não é
Uma serie de atividades esporádicas sobre temas relacionados com os DDHH, sem articulação entre eles.

Uma mera realização de campanhas sobre temas específicos.

Um conteúdo introduzido em algumas disciplinas e áreas curriculares.

Toda e qualquer formação em valores.

A mera aquisição de algumas noções sobre DDHH e outros documentos referenciais face o caso.


O que é 
Um processo sistemático e multidimensional orientado a formação do sujeito de direito e a promoção de uma cidadania ativa e participante.

A articulação de diferentes atividades que desenvolvam conhecimentos, atitudes, sentimentos e praticas sociais que afirmem uma cultura de DDHH na escola e na sociedade.

Processos em que se trabalhe, no nível pessoal e social, ético e político, cognitivo e celebrativo, o desenvolvimento da consciência da dignidade humana de cada pessoa.

Processos em que, de acordo com Sime, estejam presentes:
Uma pedagogia da indignação
Uma pedagogia da admiração
Uma pedagogia das convicções firmes

Processos que utilizam metodologias participativas e de construção coletiva, superando estratégias pedagógicas meramente expositivas, e empregam pluralidade de linguagens e materiais de apoio, orientação a mudanças de mentalidade, atitudes e praticas individuais e coletivas.

PNEDDHH (1993)

Educação em DDHH e fomentar processos de educação formal e não formal, de modo a contribuir para a construção da cidadania, o conhecimento dos direitos fundamentais, o respeito à pluralidade e a diversidade sexual étnica, racial, cultural, de gênero e de crenças religiosas.

A construção de uma cultura dos Direitos Humanos e de especial importância em todas os espaços sociais. A escola tem um papel fundamental na construção dessa cultura, contribuindo na formação do sujeito de direito, mentalidade e identidade individual e coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário